• Brick Engenharia

VANTAGENS DA TECNOLOGIA BIM EM PROJETOS DE ENGENHARIA CIVIL



Com o avanço dos softwares voltados para a engenharia, a demanda por mais tecnologias na área cresceu muito e um dos sistemas que tem se tornado cada vez mais integrado nas empresas é a Tecnologia BIM. Mas o que é isso? Vem que a gente te explica!


A tecnologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção), é um processo de elaboração do modelo virtual com informações técnicas da edificação que se está projetando. Ele permite a colaboração de diferentes profissionais durante a viabilidade, projeto, planejamento, execução e também a operação do edifício.


Muitos se enganam ao pensar que o BIM é um programa, na verdade ele é um tipo de sistema que permite ser utilizado dentro da maioria dos softwares de engenharia, como por exemplo: Revit, Civil 3D, Navisworks, Archicad, Altoqi, etc. O seu tipo de comunicação entre diferentes softwares é dada através de arquivos no formato IFC (Industry Foundation Classes), que é a linguagem internacional dos arquivos digitais do BIM.


Portanto, podemos dizer que o BIM é um conjunto de bancos de dados das diferentes disciplinas de um projeto e através desses dados integrados e ferramentas específicas, é possível identificar interferências, fazer simulações financeiras, etc.


Dentre as diversas vantagens da utilização do BIM nos projetos de engenharia, temos:


1. Melhor visualização do projeto

Em sua maioria, os projetos em BIM são realizados em 3D, o que permitem ao projetista, ao cliente e ao executor compreenderem e visualizarem melhor o projeto, de modo a definir de maneira mais clara todos os detalhes que irão compor o projeto como um todo, além de trazer confiança para o cliente, já que ele entenderá melhor como ficará sua obra após a execução.


2. Maior controle na gestão de informações

Como o BIM trabalha com informações, os dados do projeto serão mais precisos, gerando um mapeamento geral dos processos da empresa em diversas áreas. Com isso, é criada uma otimização do fluxo de trabalho, permitindo que a equipe executora realize um trabalho com mais agilidade e qualidade, entregando os melhores resultados na finalização do projeto, através da integração entre as etapas e também a facilidade para localizar as informações necessárias.


3. Redução de custos

Através da otimização da estrutura de custos de produção e de execução de projetos, os custos serão reduzidos, uma vez que através desse sistema é possível estimar melhor os custos de produção, diminuir o tempo de execução de tarefas, redução de perdas e também a diminuição de erros na gestão do estoque e de compras, por conta da base de dados extensa.


4. Compatibilização entre projetos

Outra vantagem do sistema BIM é a possibilidade de compatibilizar os diversos projetos. É através da compatibilização que os diferentes tipos de projetos que compõem a obra são agrupados, possibilitando uma análise construtiva antes da obra começar a ser executada, evitando possíveis problemas e erros que poderiam ser identificados só durante a execução da obra.


5. Quantitativos automáticos

Através da obtenção automática das quantidades de serviços e componentes que serão necessários, é possível ter maior precisão e rapidez no cálculo do orçamento final, integrando diretamente do modelo BIM com as composições de custos que a construtora tem como base, possibilitando realizar possíveis simulações das diferentes decisões e seus impactos de custos na obra.


Agora que você já sabe de todas as vantagens que o sistema BIM oferece, utilizaria ele nos seus futuros projetos?

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo