• Brick Engenharia

QUAL O ESTILO DA CASA DOS SEUS SONHOS?

Como seria a casa dos seus sonhos? No campo, na cidade ou na praia? Um sobrado enorme ou uma casinha aconchegante? De estilo moderna, clássica, rústica ou padrão mesmo? Entre tantas opções e estilos de casas possíveis, você já parou para pensar em qual combina mais com você? Aqui vai hoje um belo guia para quem quiser se inspirar e idealizar a casa dos sonhos, selecionamos os estilos de casas mais procurados, suas principais características e fotos de diferentes tipos de casas pra ajudar você a ficar por dentro de tudo.


Arquitetura Clássica:

Arquitetura Clássica ou Neoclássica surgiu como um movimento que tinha como objetivo resgatar os valores estéticos da antiguidade grega e romana. No entanto, quando falamos de arquitetura residencial nos dias de hoje, o que se espera é na verdade uma releitura da arquitetura clássica na contemporaneidade. Casas desse tipo fazem sucesso entre clientes que gostam de cores neutras, monumentalidade e ambientes com decoração clássica.


As fachadas das casas de estilo neoclássico remetem às antigas construções gregas e romanas. Grandes colunas e frisos são exemplos de elementos que trazem essa atmosfera. O pórtico de entrada e as janelas grandes também são características marcantes desse tipo de obra. As cores escolhidas para a fachada são neutras com preferência para o branco.


Um elemento que não pode faltar na decoração desse estilo é o Boiserie. Trata-se de uma técnica que consiste em emoldurar as paredes por meio de painéis de madeira em relevo. Lustres, estátuas, cortinas drapeadas, vasos de gesso e móveis clássicos também são exemplos do que incluir na decoração de uma casa de estilo clássico.


O estilo de arquitetura clássica é sempre uma aposta certeira para quem não quer arriscar muito ou gosta de casas mais tradicionais.


Arquitetura Padrão:

Arquitetura Padrão ou Tradicional, que apesar do nome “tradicional” remeter a algo antigo, a arquitetura que leva este nome é o estilo mais conhecido nos dias de hoje. O conceito de casas de estilo tradicional varia muito de país para país e até mesmo de região para região. No Brasil, as casas mais tradicionais são as de alvenaria com telhado aparente em uma ou duas águas. Molduras em torno das janelas e portas. Além disso, portão e muro também ajudam a caracterizar as construções tradicionais brasileiras.


Os núcleos devem ser escolhidos de acordo com as características de cada ambiente com o objetivo de facilitar o dia a dia. É possível destacar uma preferência pelas tonalidades básicas e naturais como o branco, marrom, cinza, preto, azul, verde, bege e suas variações. Ainda hoje, mesmo com a arquitetura moderna e a contemporânea em alta, a arquitetura tradicional é amplamente utilizada.


Arquitetura Rústica:

Arquitetura Rústica possui como características fachadas mais “pesadas” expondo robustez e elegância, têm como objetivo trazer elementos da natureza e criar um clima aconchegante no ambiente. O uso de plantas ajuda a compor a decoração e deixa o espaço ainda mais relaxante. O toque rústico pode aparecer nos revestimentos, móveis ou objetos de decoração. A madeira, claro, é o grande destaque nesse estilo. Além de atemporal, o material é resistente e versátil.


Apesar de ser a estrela em estilos de casas desse tipo, a madeira deve ser usada com cuidado para não deixar o ambiente muito pesado. Em relação à paleta de cores, é indicado o uso de tons quentes e terrosos para criar a sensação de acolhimento. Para trazer equilíbrio, inclua também elementos com cores mais claras que vão ajudar a evidenciar a decoração. Uma dica para trazer um toque de modernidade para estilos de casas rústicas é investir em peças de decoração contemporâneas como quadros.


Arquitetura Moderna:

Na Arquitetura Moderna, as possibilidades de arquitetura e decoração são enormes. Basicamente, neste estilo valoriza-se os desenhos arquitetônicos minimalistas com linhas retas e um jogo de volumetria e harmonia, formando desenhos bem característicos de seu estilo.


Em relação aos sistemas construtivos, materiais e revestimento super atuais não podem faltar neste estilo, como características marcantes temos que o concreto armado é a escolha mais comum para trazer resistência e flexibilidade para a obra. Estruturas metálicas também são perfeitas para criar casas suspensas e marcantes. As fachadas costumam ter combinações clássicas de cores, como preto e branco e a integração com a natureza também é uma forte característica.


A decoração de uma casa moderna é bastante versátil, seja na paleta de cores como no uso de objetos de decoração. Sem dúvidas, é o tipo de projeto ideal para diferentes tipos de orçamento, pois permite criar desde estilos de casas pequenas até mansões.


Formas geométricas bem marcadas, uso abundante de vidro além do concreto, são marcas registradas da arquitetura moderna que conferem personalidade e estilo próprio nas construções. Ela se popularizou no Brasil no começo do século XX e segue 5 princípios básicos:

  • Janelas em fita: Basicamente são janelas que não possuem interrupções no seu interior, trazendo mais luminosidade e conforto térmico para os ambientes;

  • Terraço jardim: O uso dos terraços como ambientes de convivência e descontração;

  • Pilotis: Uso de pilares no térreo para deixar mais espaço livre visualmente;

  • Estrutura independente: Os outros pilares e colunas ficam embutidos nas paredes ficando invisíveis, criando ambientes mais amplos e visualmente limpos;

  • Planta livre: Integração entre todos os espaços possíveis possibilitando a reorganização de diversas maneiras diferentes.


Definir universalmente a casa dos sonhos é impossível, cada pessoa sonha com um estilo que seja adequado à sua vida e, embora as residências possuam sim sua característica marcante, nada impede que tenha um toque de outro estilo nela: contemporâneo com elementos rústicos, clássico com elementos contemporâneos... Não necessariamente precisamos ficar presos nos estilos, podemos sim criar e ousar, desde que com harmonia, estética e é claro, a função.


Se você é do time dos indecisos que chegou até aqui e ainda está em dúvida de qual estilo combina mais com você, ou se você se identificou de cara com um e só quer ter a certeza da sua escolha: Calma! Porque pra finalizar com chave de ouro, preparamos um Quiz com o tema “Qual o estilo da casa dos seus sonhos?”, no qual de acordo com as suas escolhas de estilo de cada ambiente da casa, ao final te daremos a resposta, que está dividida em: Clássica, Padrão, Rústica e Moderna. É só acessar o link e aproveitar!


https://app.involve.me/brunawwwlinkedincominbruna-sahaidak-559376197/b729

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo