• Brick Engenharia

Importância da Regularização do Imóvel



Poucas pessoas sabem realmente a vantagem de ter seu imóvel regularizado com todas as diretrizes corretas de acordo com a lei de zoneamento e código de obras da sua cidade. No entanto, mesmo após já ter sua propriedade construída é possível realizar um projeto de regularização para garantir sua licença.


A grande importância de normalizar seus documentos é que sem ter seu imóvel regularizado pela prefeitura do seu município em termos legais é como se ele não existisse! Ou seja, você estará propenso a receber uma multa ou, em caso de comércio, fechar o estabelecimento em uma fiscalização.


Entenda um pouco mais sobre as vantagens da regularização e quais os primeiros passos a tomar para normalizar seu imóvel.


  • Segurança

A partir do momento em que o imóvel possuir a regularização, consequentemente um engenheiro ou arquiteto assinou o projeto, ou seja, é uma garantia de que o imóvel está projetado da forma que deveria. Outra concepção de segurança é a relacionada ao âmbito legal, pois uma pessoa só consegue se tornar legalmente dona de um imóvel se ele estiver regularizado.


  • Facilidade na venda

Um imóvel irregular pode ser depreciado em até 40% do seu valor de mercado. Se sua propriedade está regularizada, logo ela estará valendo mais. Por exemplo, a maioria das imobiliárias só adicionam em seu catálogo imóveis regulares.


  • Financiamento

Financiamentos bancários só podem ser fechados se o imóvel estiver regularizado. Além disso, pode-se investir no mesmo, seja para uma reforma, comercialização ou uma melhora no seu comércio.


Para dar início a regularização é necessário que sua propriedade tenha uma inscrição na prefeitura e para dar entrada nesse processo é preciso um registro do terreno no Cartório, onde o documento de compra e venda será reconhecido. Também é preciso obter o habite-se de sua cidade, que comprova a legalidade do imóvel em relação ao Município.


O próximo passo, é buscar um profissional habilitado na área de engenharia ou arquitetura que fará os documentos técnicos referentes capazes de demonstrar seu imóvel, o terreno e a vizinhança em que está inserido, com as medidas e parâmetros necessários.


E por fim na parte jurídica, é muito importante a presença de um profissional da área, que irá te instruir em relação aos documentos necessários, (como a emissão de certidão negativa feita quando uma pessoa precisa ter comprovada sua situação legal perante aos órgãos públicos) e simplificar os processo burocráticos envolvidos e atuar realizando assessoria, emissão das certidões e alvará, consultas nos órgãos, e ainda na separação, organização e registro dos documentos que serão entregues.


Mesmo ciente de que os custos cartorários são caros, não vale a pena correr o risco e mais a frente ter que gastar muito mais tentando desatar algum tipo de nó que foi causado justamente pela falta de regularização.


Pronto! Agora você já sabe que deve regularizar seu imóvel e por onde começar. Ficou interessado em ter seu imóvel regularizado, ou ainda tem alguma dúvida sobre o processo? Entre em contato que a Brick pode te ajudar!


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo