• Brick Engenharia

CURIOSIDADES ACERCA DE ALGUMAS ESTRUTURAS BRASILEIRAS

O Brasil está repleto de estruturas que além de serem esteticamente incríveis, também proporcionaram algum desafio para os engenheiros que as construíram. Pensando nisso, trouxemos algumas curiosidades sobre determinadas estrururas brasileiras que desafiaram a engenharia.


Ponte Rio-Niterói

A ponte Rio-Niterói foi foi construída com o objetido de facilitar o deslocamento entre os municípios do Rio de Janeiro e Niterói, localizados no estado do Rio de Janeiro. Seu projeto foi assinado pelo presidente Costa e Silva em 1968 e em 1969 deu-se início a sua construção.


A ponte possui aproximadamente 13,3 km de extensão e 72 metros de altura, sendo que a maior parte de sua estrutura foi executada em concreto armado. Essa é a maior ponte sobre águas da América Latina e ocupa o 11º lugar no ranking internacional nesse quesito. Além disso, a ponte Rio-Niterói é considerada a maior do mundo em viga reta contínua (o vão principal da ponte, em viga metálica soldada, possui 300 metros de comprimento)!

Durante sua construção houveram diversos desafios a serem superados, como a concretagem submersa e em meio agressivo. Como a obra ocorreu durante a ditadura militar, que visava grandes avanços e não se preocupava com a segurança dos trabalhadores, ocorreram diversos acidentes durante a obra e estima-se que aproximadamente 400 funcionários tenham perdido suas vidas em prol da construção da ponte.

Após a inauguração da ponte reparou-se que em dias de muito vento a mesma oscilava, causando confusão e até mesmo pânico entre os motoristas que circulavam pela ponte no momento, fazendo com que alguns abandonassem seus veículos.

Para solucionar o problema da oscilação, o professor Ronaldo Battista, do programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ,

desenvolveu um sistema de amortecimento de Atenuadores Dinâmicos Sincronizados (ADS). O sistema consiste em 32 atenuadores instalados dentro das vigas do vão central da ponte, juntamente com caixas de aço presas por molas a uma estrutura metálica. Toda vez que a ponte começa a balançar devido a ação do vento os atenuadores automaticamente entram em ação, fazendo um movimento de “sobe e desce” das caixas de aço, produzindo forças de inércia que equilibram as forças produzidas pela estrutura.





Cidade Administrativa de Minas Gerais

A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, sede do governo do estado de Minas Gerais, é onde está localizado o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo. A sede foi desenhada por Oscar Niemeyer e a inauguração ocorreu em março de 2010.


A Cidade é composta por seis prédios principais, com capacidade de reunir 16 mil servidores, abrigando o Palácio dos Tiradentes, as Secretarias de Estado, centro de convivência, auditório, restaurantes, estacionamentos, entre outros.

Porém o maior destaque é o Palácio Tiradentes, a sede da Governadoria do estado. O edifício é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo, com um vão livre de 147 metros de comprimento e 26 de largura, sendo também um grande destaque por sua arquitetura moderna e belíssima.


Infinity Coast

Atualmente o maior prédio entregue do Brasil, com 234m de altura, o Infinity Coast, localizado em Balneário Camboriú - SC, entrou para a história do país ao ser o primeiro prédio onde foi feita a primeira concretagem a 201 metros de altura. Também é considerado o terceiro maior edifício da América Latina e conta com 66 pavimentos e 115 apartamentos, sendo dois apartamentos por andar.

Porém o posto de maior prédio do Brasil para esse empreendimento está com os dias contados, pois existem outros empreendimentos também em Balneário Camboriú que estão sendo construídos e já superaram a altura do Infinity Coast, como o One Tower, com 290m, e o Yachthouse Residence Club (torres gêmeas), com 281m.


Usina Hidrelétrica de Itaipu

Situada no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, Itaipu é a maior usina hidrelétrica do mundo em produção, por vários anos foi também a maior do mundo em dimensão, lugar que foi assumido em 2012 pela Usina Hidrelétrica Três Gargantas, na China.

A obra teve início em 1974 e foi tão grandiosa que demandou a construção de uma cidade em seu entorno, para abrigar os 40 mil operários, fazendo com que a população local aumentasse de 20 mil habitantes para mais de 100 mil, em menos de dez anos. Para a obra ser concluída nesse tempo, o ritmo precisou ser constante, os funcionários trabalhavam dia e noite revesando turnos que muitas vezes duravam de 10 a 12 horas por dia.

Em apenas 4 anos de obra, Itaipu já possuía em sua estrutura mais de 12 milhões de metros cúbicos de concreto. Depois de 8 anos de constante construção, em 1982, foi inaugurada a maior hidrelétrica do mundo na época, o que fez com que o mundo voltasse os olhos para o Brasil. Com as dimensões da obra e a demanda de material, a usina bateu diversos recordes de maior lançamento de concreto em um unico dia, e chegou a mobilizar 20.113 caminhões e 6.648 vagões ferroviários. Atualmente, a hidrelétrica é parte do turismo da cidade de Foz do Iguaçu, com atendimento turístico e atrações nas áreas de engenharia, natureza, tecnologia e história.


15 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo