• Brick Engenharia

A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS DE ACESSIBILIDADE



Os projetos arquitetônicos tem a grande importância de trazer a acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, uma vez que é através dela que é possível deixar o ambiente acessível e agradável para esse grupo. Vem com a gente entender mais da importância do projeto de acessibilidade para sua obra!


O QUE É ACESSIBILIDADE E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, acessibilidade significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso público.


Atualmente, a acessibilidade tem se tornado cada vez mais importante na sociedade, impactando diretamente nos projetos arquitetônicos, que se adaptam cada vez mais para alcançar o projeto de acessibilidade que melhor se encaixa para esse grupo, propiciando uma sociedade mais igualitária e acessível.


Para que os ambientes se tornassem mais acessíveis e mais agradáveis para as pessoas com deficiência, foi desenvolvida a ABNT NBR 9050, que tem como objetivo nortear o projetista através de critérios e parâmetros, buscando sempre projetar, construir ou adaptar um ambiente para que todos tenham igual acesso.


O QUE DEVE CONTER NO PROJETO DE ACESSIBILIDADE?


- Larguras adequadas

Um dos requisitos mais importantes que devem ser levados em conta em um projeto de acessibilidade são as larguras de portas e corredores, uma vez que é necessário que pessoas em cadeira de rodas ou que utilizem bengalas e andadores tenham uma área grande de circulação para que possam se locomover com liberdade. Através da NBR 9050, são definidas larguras em diferentes situações para que a obra seja projetada adequadamente para cada situação.


- Rota acessível

Em locais com a presença de escadas, é necessário que haja uma rota acessível no mesmo local para pessoas com mobilidade reduzida, como por exemplo rampas, elevadores e plataformas elevatórias. Também é necessária a instalação de corrimão e barras de apoio em rampas de acesso.


- Sinalização no piso

O piso tátil serve como alerta ou linha-guia, servindo de orientação para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. O piso tátil, utilizado como sinalização, é disposto de maneira a indicar direção de um percurso ou a distribuição de elementos de um espaço e de uma edificação.


- Banheiros acessíveis

Os banheiros devem possuir uma área de manobra para rotação de 360º para circulação de pessoas que utilizem cadeira de rodas, além de ser necessária a instalação de barras de apoio nos boxes e nas paredes do banheiro, levando em conta a localização da bacia sanitária e do lavatório.


- Sinalização tátil

Para que as pessoas com deficiência visual ou baixa visão possam receber informações sobre o local onde está, é necessário que haja a sinalização tátil, que é dada através do sistema de escrita tátil, mais conhecida como Braille.


Além dos itens citados acima, para que o projeto de acessibilidade seja de qualidade e que promova igualdade, é necessário cumprir diversas outras especificações que constam na ABNT NBR9050. E aí, você sabia que todos esses itens eram necessários para um projeto de acessibilidade?

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo