• Brick Engenharia

12 FILMES RELACIONADOS À ENGENHARIA PARA VOCÊ ASSISTIR NESSA QUARENTENA

Atualizado: 3 de Jul de 2020

Agora que já deu tempo de ver todos os cursos gratuitos que passamos no último post, é hora de descansar e assistir bons filmes.

Pega aquele momento com aquela companhia especial, aquela pipoca doce (surpresa do final do post) e se joga no sofá.

Gostou da sinopse? Clica na capa do filme e vai ver o trailer.


Elevado 3.5 (2010)


O documentário faz um questionamento sobre a falta de planejamento, o papel das grandes construções e como elas são capazes de afetar as cidades e os seus moradores. Nele, vamos ver a rotina de quem mora perto do Minhocão (São Paulo), um dos maiores elevados de concreto armado já construídos na América Latina.



O Jogo da Imitação (2015)


Baseado em uma história real, o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Após muitas tentativas de decodificar o “Enigma”, o governo britânico decidiu criar uma equipe que ficaria responsável por decifrá-lo o quanto antes.

Essa equipe passou a ser liderado pelo matemático Alan Turing (interpretado por Benedict Cumberbatch). Foi preciso, portanto, que ele abrisse mão do seu jeito intolerante para dar início ao projeto junto a seus colegas.



Interstellar (2014)


As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.



A Teoria de Tudo (2015)


Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.



Print the Legend (2014)


A impressão 3D já está revolucionando a maneira como produzimos alimentos, roupas e produtos relacionados à tecnologia e à construção civil. O documentário Print the Legend, produzido pela Netflix, mostra os desafios no surgimento desse novo mercado e as possibilidades impressionantes trazidas pela impressão 3D.



A Ponte do Rio Kwai (1957)


O filme mostra um grupo de prisioneiros britânicos, durante a Segunda Guerra Mundial, obrigados a construir uma ponte para a passagem de trens sobre o Rio Kwai, na Tailândia. Nele são mostradas lições sobre liderança e planejamento em situações com poucos recursos disponíveis.



Catching the Sun (2015)


O documentário explora as novidades e desafios da indústria da energia solar, que chegou há pouco tempo e promete ser uma alternativa de geração de empregos e fomento à economia mundial. Filme obrigatório para quem deseja entender como os ciclos de crise e sucesso na construção civil e na engenharia podem influenciar a queda ou o crescimento de outros setores.



Uma Mente Brilhante (2001)


Com apenas 21 anos, o matemático John Nash foi capaz de criar um teorema que não só deixou claro o quão genial ele era, como também o fez se tornar muito respeitado no meio que atuava.

No entanto, sua vida não foi fácil e ele passou por diversos problemas, chegando, até mesmo, a ser diagnosticado como esquizofrênico. A condição, porém, não foi um impeditivo para que ele prosseguisse investindo em sua carreira, pois ele chegou a ganhar um prêmio Nobel.

Esse filme nos apresenta a importância do companheirismo na execução de tarefas e como um grupo de pessoas empenhadas em prol de solucionar um problema será muito mais eficaz do que cada um agindo por conta própria.



Estrelas Além do Tempo (2016)


No auge da corrida espacial travada entre Estados Unidos e Rússia durante a Guerra Fria, uma equipe de cientistas da NASA, formada exclusivamente por mulheres afro-americanas, provou ser o elemento crucial que faltava na equação para a vitória dos Estados Unidos, liderando uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana e se tornando verdadeiras heroínas da nação.



A Origem (2010)


Dom Cobb é um habilidoso ladrão, o melhor na perigosa arte da extração – o roubo de valiosos segredos das profundezas do subconsciente durante os sonhos das pessoas, quando a mente fica totalmente vulnerável. Durante o filme, cenários inteiros são construídos a partir da criatividade da mente. Atenção para a trama da personagem Ariadne, uma estudante de Arquitetura que é recrutada para construir os cenários dos sonhos, que são descritos como labirintos. Outra referência legal presente no filme é a escada infinita, ou escada de Penrose.



Elefante Branco (2012)


Os padres Julian e Nicolás e a assistente social Luciana lutam para melhorar as condições de vida de uma favela na periferia de Buenos Aires. Mas seus objetivos entram em conflito com os interesses do governo, do tráfico e da própria Igreja



O Menino que Descobriu o Vento (2019)


Sempre esforçando-se para adquirir conhecimentos cada vez mais diversificados, um jovem de Malawi se cansa de assistir todos os colegas de seu vilarejo passando por dificuldades e começa a desenvolver uma inovadora turbina de vento.






Pipoca doce (3600 a.C.)


Os primeiros Engenheiros de Alimentos inventaram essa receita para que só eles soubessem fazer, mas hoje esse segredo será desvendado.

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de fazer, então lhes apresento uma forma rápida e fácil.


5 colheres (sopa) de óleo

5 colheres (sopa) de milho para pipoca

5 colheres (sopa) de açúcar

3 colheres (sopa) de água

1 colher (sopa) de chocolate em pó


Em uma panela, adicione todos os ingredientes e misture delicadamente.

Desligue o fogo quando o intervalo de tempo entre os estouros da pipoca diminuir.

Está pronta para comer.

Não esqueça de mexer enquanto estoura para que não queime.



Gostou das nossas indicações? Compartilha com aquele amigo que gosta de um filminho, marca de assistir com o @ mesmo longe e aproveita o fim de semana, desejamos a todos um ótimo filme.

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo